Secretário fala sobre serviço de tapa buracos em reunião da CPI

Vereadores realizaram a primeira oitiva após a reinstalação da comissão, e ouviram explicações do secretário acerca do serviço de tapa buracos
Secretário fala sobre serviço de tapa buracos em reunião da CPI

Durante a tarde desta segunda-feira, 19 de julho, a Comissão Parlamentar de Inquérito do Tapa Buracos, cujo objetivo é apurar irregularidades nos serviços executados pela operação tapa buracos e nos recapeamentos realizados em Ribeirão Preto.

Conduzida pelo presidente da comissão, vereador Alessandro Maraca (MDB), e com a participação dos vereadores e membros da CPI, Bertinho Scandiuzzi (PSDB), Franco (PRTB), Paulo Modas (PSL) e Zerbinato (PSB). A vereadora Duda Hidalgo (PT) também acompanhou a oitiva.

Nesta primeira oitiva, os vereadores receberam o secretário da Infraestrutura, Carlos Eduardo Nascimento Alencastre, que assumiu o cargo em janeiro deste ano.

Lembrado por Maraca que em 2020 quando a comissão acompanhou o trabalho executado pelas equipes próprias da prefeitura, não havia compactação, equipamentos adequados, e muito material era perdido. Após a fiscalização da comissão as equipes já estavam fazendo recorte, porém o trabalho foi suspenso com a pandemia, pois quem executava o serviço eram os reeducandos.

O secretário explicou que atualmente existem duas equipes próprias para o serviço, mas com afastamento de muitos servidores por pertencerem a grupos de risco ao Covid-19, somente uma equipe está disponível, com os reeducandos haviam quatro equipes.

Quanto às equipes terceirizadas, existem dois contratos vigentes. A CG Engenharia e Construtora Ltda mantem quatro equipes com quatro a cinco funcionários em cada uma delas. Essas equipes realizam recorte do asfalto e todas as equipes mantem compactador.

A segunda empresa, Converd Construção Civil, iniciou o contrato a semana passada. Também com quatro equipes, a empresa não efetua o recorte do asfalto, mas cumpri todas as normas técnicas.

Foi explicado por Alencastre que a secretaria mantem dois engenheiros e quatro encarregados, e todo serviço é acompanhado por eles, sendo fotografados e medidos antes e depois do reparo.

Quanto aos equipamentos próprios da secretaria, hoje são locadas as placas vibratórias, e está em processo de compras pelo Governo do Estado de São Paulo caminhões, motoniveladoras entre outros solicitados pelo secretário.

O cronograma é semanal, podendo haver ajustes diários conforme a demanda.

Alguns locais foram lembrados pelos vereadores questionando sobre a manutenção do asfalto. Maraca solicitou que a via Norte seja prioridade pela secretaria, sendo uma via que une muitos bairros ao Centro da cidade com fluxo de veículos intenso, assim como as avenidas ao entorno do Aeroporto. O secretário se comprometeu a mobilizar equipes para esta região.

Uma convocação do secretário de Obras será agendada pela comissão.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)